top of page

Realismo

Veio para apresentar uma realidade limpa e sem os devaneios românticos, consolidando a 3° geração romântica com uma apresentação real.

C

O

N

T

R

A

Veio para apresentar uma realidade limpa, sem os dramas e os devaneios românticos, consolidando a 3° geração romântica com uma apresentação real.

Características da linguagem

  • Vocabulário informal;

  • Linguagem objetiva;

  • Enredo em 3ª pessoa (narrador onisciente);

  • Não há heróis, o povo é o próprio protagonista da sua história.

Obras Inaugurais

  • Surgiu na França com madame Bovary de Gustave Flaubert

  • Iniciou no Brasil em 1881 com Memórias póstumas de Brás Cubas, do autor Machado de Assis

Realismo Machadiano

Machado de Assis, um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos, que cutivou prosa de ficção (romance, conto), poesia, teatro, critica, polêmica, crônica etc.

Crador de um Realismo psicológico sem precedentes nem continuadores,  que antecipa a modemidade literária ,seu estilo é marcado especialmente por: enredo não linear, presença constante de digressões metalinguísticas, diálogos com o leitor e com as tradições literárias, humor sutil e permanente e análise psicológica / pscanalítica dos personagens, por meio de ironia  fina e corrosiva.

 A visão machadiana sobre o ser humano é chamada de pessimista por relativizar sistematicamente todos os valores instituídos, entre os quais se destacam o Romantismo e as ideias positivistas e deterministas vigentes na época.

bottom of page